quinta-feira, 10 de março de 2011

Campeonato Gaúcho 12 Toques em Passo Fundo

A brincadeira de infância virou coisa séria!


Campeonato Gaúcho de Futebol de Mesa acontece em Passo Fundo


Pela 1ª vez a cidade de Passo Fundo recebe as figuras carimbadas do futebol de mesa modalidade 12 toques para uma etapa do estadual. O evento que acontece no dia 26 de março de 2011 no Plaza Shopping é organizado pela FGFM (Federação Gaúcha de Futebol de Mesa) juntamente com a ABP (Associação dos Botonistas de Passo Fundo), APAFUME (Ass Passofundense de Futmesa) e a AHFM (Associação Hortenilense de Futmesa de Tapejara-RS).



Além destes dois clubes participam a AFVF (Associação dos Funcionários da Viação Férrea de Rio Grande) e o Grêmio Náutico União de Porto Alegre. Também estará em disputa, além do título estadual, algumas vagas para a Copa do Brasil que acontece em Itajaí-SC no mês de abril e terá a organização da CBFM (Confederação Brasileira de Futebol de Mesa).


A ABP de Passo Fundo tem como destaque botonistas que já foram campeões estaduais e até nacionais como Gilvani Moreira. Porém esses títulos foram conquistados na modalidade 1 toque. Desde 2009 a ABP vem adotando a regra 12 toques em suas competições internas por ser uma modalidade com características mais técnicas do que estratégicas, na qual se pode admirar a habilidade dos grandes jogadores em driblar, chutar e conduzir a bolinha, proporcionando partidas com até mais de 10 gols. No 1º ano na modalidade 12 toques o botonista passofundense Maurício Paim chegou ao 1º título de etapa (Taça da Onça – Tapejara, 2010) e já desponta como favorito para a etapa de Passo Fundo.



Da cidade de Rio Grande virá um dos botonistas mais experientes do estado na modalidade. Carlos William já disputa competições nacionais desde 2006 e é um dos principais incentivadores do esporte no estado. O Grêmio Náutico União tem uma das grandes promessas do esporte que vem colecionando troféus em ambas modalidades (1 e 12 toques): Kevin faturou todos os títulos disputados até agora.



Tapejara, que pratica o futebol de mesa desde 2004 mandará a Passo Fundo um tricampeão estadual na categoria adulto: João Paulo Gardelin venceu em 2006, 2008 e 2009. Também de Tapejara outros botonistas experientes como Eduardo Gardelin que já jogou o Brasileirão Individual e Interclubes, além de Bernardo, bicampeão estadual na categoria sub-15.

Reconhecido como esporte pela constituição, o futebol de mesa cresce a passos largos no país e vem sendo reconhecido no estado. Tem uma organização exemplar a nível nacional sendo regida pela CBFM que abriga três modalidades: 1, 3 e 12 toques, cada um com uma vice-presidência. Nos estados há as Federações com Clubes e Botonistas filiados.

A competição inicia as 8:30 do dia 26 de março e encerra as 20h do mesmo dia com acesso gratuito para quem quiser apreciar os jogos. Mais informações podem ser obtidas nos links a baixo:


http://www.futeboldemesanews.com.br
http://www.futmesa.com.br/cbfm
http://www.fgfm.com.br/
http://ahfm12.blogspot.com/
http://www.futmesabrasil.com/
http://www.edubotoes.com.br/
http://www.bolaebotao.com.br/
http://www.gesini.com.br/
http://www.futeboldemesanews.com.br/rio-grande-do-sul/ahfm


Nenhum comentário:

Postar um comentário