Além de Tapejarae da cidade-sede, estiveram presentes botonistas de Passo Fundo, Caçador/SC e Joaçaba/SC
A ideia já vinha sendo discutida há alguns anos quando os botonistas de Tapejara e de Caçador se encontravam em competições nacionais e comentavam sobre as dificuldades em disputar torneios locais, pois, tanto para tapejarenses quanto para os botonistas do oeste catarinense, os centros de disputas encontravam-se longe de suas cidades.
Para a AHFM o local mais próximo dentro do estado até então era Rio Grande, cerca de 600km distante, enquanto o pessoal de Caçador tinha a necessidade de atravessar o estado e deslocar-se até o Vale do Itajaí para as disputas catarinenses.
Com o surgimento de uma associação em Joaçaba/SC e a adesão de passofundenses à regra, os botonistas da regra 12 toques organizaram o primeiro encontro do nordeste gaúcho/oeste catarinense de futmesa, o “I Torneio de Integração SC RS de Futmesa 12 Toques”. Participaram a AHFM de Tapejara, APAFUME de Passo Fundo, Caçador/SC e Joaçaba/SC.
Já na primeira fase um reencontro com clima de revanche. Schina do Caçador tinha a oportunidade de bater João Paulo (AHFM), para quem havia perdido na Copa do Brasil 2007 e no Brasileiro Interclubes 2010, porém o tapejarense manteve até aí a hegemonia vencendo por 6x4 em um grande jogo.
Na segunda fase os botonistas foram divididos em dois grupos na série Ouro e dois grupos na série Prata. Gílson da APAFUME foi surpresa ficando fora da série Ouro, ele que chegou a Joaçaba como campeão tapejarense e vice-campeão gaúcho. Mas a APAFUME foi representada na série ouro por Gilvani que encarou Edu/AFHM e Kinal/Caçador, em um grupo que classificou estes dois últimos para as semifinais. No outro grupo Jorge/Joaçaba tinha a missão de representar Joaçaba na série ouro, mas ficou fora das semifinais após enfrentar Shina/Caçador e João Paulo/AHFM, que novamente se enfrentaram quando o botonista caçadorense quebrou o tabu, enfim vencendo João Paulo.
As semifinais da série ouro ficaram marcadas pelos confrontos caseiros: Edu vs. João Paulo (AHFM) e Schina vs. Kinal (Caçador). Após os dois confrontos, adivinha qual confronto marcaria a decisão: João Paulo vs. Schina, pela 3ª vez no torneio.
Uma vitória para cada lado no torneio e chega o momento de decidir a questão João Paulo/ Schina. Assim como no torneio, o jogo final foi marcado por dois momentos: o 1º tempo foi de Schina (4x1) e o 2º de João Paulo, mas não o suficiente para reverter a situação. Final de jogo, 4x3 para Schina e o troféu foi para Caçador. Kinal foi 3º e Edu 4º.
Mais do que a competição, o torneio foi marcado pela integração, respeito, amizade e a forte hospitalidade do pessoal de Joaçaba. De tudo isto, fica o compromisso para Tapejara, Passo Fundo e Caçador receber os botonistas do oeste catarinense e nordeste gaúcho para as próximas integrações regionais. À altura da organização de Joaçaba.
Confira algumas fotos da competição:
Placa de boas vindas a maioria dos botonistas
"Engenhoca" para treino de chutes à gol
João Paulo recebe a premiação de vice-campeão
Confronto Apafume vs. Joaçaba
Mais um confronto Joaçaba vs. Apafume
Jorge de Joaçaba (15) enfrentando o campeão Schina (Caçador/SC)
Kinal do Caçador (branco) cobra lateral na partida contra Edu (AHFM)
Jorge vs. Schina
Enquanto a rádio gaucha transmitia Vitória 0x3 Grêmio os botonistas posam para a foto oficial do torneio
Parabéns gurizada. Muito bonito isso que vcs estão fazendo. Eu não pude ir pq tinha uma reunião.
ResponderExcluir