terça-feira, 19 de outubro de 2010

JOÃO PAULO É TRICAMPEÃO GAÚCHO DE FUTEBOL DE MESA

O botonista da AHFM/Tapejara venceu a etapa de Rio Grande e de quebra levou o título de campeão gaúcho 2010


Pelo 5º ano consecutivo a AHFM participou do Campeonato Gaúcho de Futebol de Mesa promovido pela Liga 12 Toques do RS. Nos últimos 4 anos, dois títulos gaúchos já haviam ficado em Tapejara: nos anos de 2006 e 2009 com o botonista João Paulo; e dois vice-campeonatos um com João Paulo em 2008 e outro com Leandro em 2007. Foi com esse desempenho que os botonistas João Paulo, Eduardo, Leandro, Rubens e Bernardo foram à Rio Grande disputar mais um título nesta que foi a 2ª etapa do estadual de 2010.

Com um desempenho abaixo da expectativa na 1ª etapa realizada no mês de março em Tapejara, o botonista João Paulo chegou à competição correndo atrás do botonista passofundense Gilson Moreira (vice-campeão da 1ª etapa) e do botonista Mauricio Paim (campeão da 1ª etapa, mas que não participou em Rio Grande).

E assim iniciou a 2ª etapa de 2010 – a Taça do Mar – sendo que na manhã de 15/10 foi realizada a 1ª fase com 20 botonistas na categoria Adulto e 6 na sub-15 na qual Bernardo Seben representou Tapejara. Os botonistas da categoria adulto foram divididos em série Ouro e Prata para a 2ª fase, à tarde, conforme desempenho na 1ª fase. Os 4 tapejarenses da categoria adulto conseguiram vaga na série Ouro na qual juntaram-se à mais dois botonistas de Passo Fundo, dois de Porto Alegre e dois de Rio Grande. Estes 10 dividiram-se em 2 chaves de 5 sendo que os 4 primeiros avançavam às quartas de final.

Assim, João Paulo, Eduardo e Rubens chegaram à fase mata-mata. Eduardo foi eliminado por William (Rio Grande) e Rubens por Cézar (Porto Alegre). Já João Paulo avançou às semifinais derrubando o principal concorrente ao titulo gaucho, Gilson de Passo Fundo, num empate em 1x1 e graças aos 100% de aproveitamento na fase anterior passou de fase.

As semifinais foram marcadas por representantes de diferentes cidades: William (Rio Grande) VS. Gilvani (Passo Fundo); e João Paulo (Tapejara) VS. Cézar (Porto Alegre), sendo que João Paulo e Gilvani foram os vencedores e habilitaram-se à grande decisão.

Enquanto João Paulo vinha de bom desempenho nos últimos campeonatos gaúchos na categoria 12 toques em disputa, Gilvani chegou à decisão com dois títulos nacionais na bagagem, porém na regra 1 toque. Pela 1ª vez na modalidade 12 toques, Gilvani surpreendeu a todos chegando à decisão demonstrando que as habilidades adquiridas nos últimos anos foram agregadas agora na regra 12 toques.

E foi um grande jogo como as decisões demandam que sejam. Gilvani saiu na frente, mas João Paulo empatou ainda no 1º tempo. No segundo tempo um jogo muito nervoso com muitos erros de ambos os botonistas e só um gol foi anotado: o de João Paulo que garantia o título da etapa de Rio Grande e também o título de campeão do ano.

Os demais botonistas da AHFM ficaram nas seguintes colocações: 6º Rubens; 7º Edu; 10º Leandro. Na categoria sub-15 o tapejarense Bernardo de 13 anos ficou na 5ª colocação e o título foi para o atleta do Grêmio Náutico União, Kevin. Disputaram o torneio botonistas dos seguintes clubes/cidades: AHFM/Tapejara; FERROVIÁRIOS/Rio Grande; REFAP/Esteio; GRÊMIO NAUTICO UNIÃO/Porto Alegre. A partir de 2011 o campeonato gaúcho passa a ser disputado em três etapas e será organizado pela Federação Gaucha de Futebol de Mesa que terá como Diretor Técnico da modalidade 12 toques o botonista Carlos William Ramires de Oliveira, representante do departamento de futebol de mesa do Ferroviários (Associação dos Empregados da Viação Férrea).

Confira algumas fotos da Taça do Mar 2010:
crédito das fotos: Eduardo Gardelin e o pessoal do GNU/POA.


 Edu AHFM vs. Neir FERROVIÁRIOS

 08 mesas foram palco de grandes confrontos

 Na Sub-15, Bernardo AHFM observa seu a jogada do adversário

 Edu AHFM recebe medalha de 7o colocado.

 Rubens AHFM recebe medalha de 6o colocado

 Bernardo 5o colocado na sub-15

 João Paulo AHFM levanta a Taça do Mar 2010


 A Taça de Campeão Gaúcho 2010 também ficou com João Paulo AHFM


 Equipe Passofundense da APAFUME

 Celso do GNU e Edu AHFM

 João Paulo AHFM em saída de jogo 

 Leandro AHFM observa a jogada de Cézar do GNU

 Presidente da FGFM, Marcelo Vinhas também arriscou chutes à gol

 Cezar GNU e Edu AHFM

 Cezar GNU e Leandro AHFM

 Bernardo AHFM e Kevin GNU (campeão da sub-15)

 Rubens AHFM e Cezar GNU pousam para foto....

 ....antes do confronto

 João Paulo AHFM observa Cezar do GNU em jogada

 Botonistas da AHFM, GNU, REFAP, APAFUME e Ferroviários

Após os jogos, representantes dos clubes discutem o calendário 2011

A AHFM parabeniza a diretoria e botonistas dos Ferroviários pela organização do evento!

segunda-feira, 4 de outubro de 2010

AHFM PARTICIPA DE TORNEIO INTEGRAÇÃO INTERESTADUAL EM JOAÇABA/SC

Além de Tapejarae da cidade-sede, estiveram presentes botonistas de Passo Fundo, Caçador/SC e Joaçaba/SC


A ideia já vinha sendo discutida há alguns anos quando os botonistas de Tapejara e de Caçador se encontravam em competições nacionais e comentavam sobre as dificuldades em disputar torneios locais, pois, tanto para tapejarenses quanto para os botonistas do oeste catarinense, os centros de disputas encontravam-se longe de suas cidades.

Para a AHFM o local mais próximo dentro do estado até então era Rio Grande, cerca de 600km distante, enquanto o pessoal de Caçador tinha a necessidade de atravessar o estado e deslocar-se até o Vale do Itajaí para as disputas catarinenses.

Com o surgimento de uma associação em Joaçaba/SC e a adesão de passofundenses à regra, os botonistas da regra 12 toques organizaram o primeiro encontro do nordeste gaúcho/oeste catarinense de futmesa, o “I Torneio de Integração SC RS de Futmesa 12 Toques”. Participaram a AHFM de Tapejara, APAFUME de Passo Fundo, Caçador/SC e Joaçaba/SC.

Já na primeira fase um reencontro com clima de revanche. Schina do Caçador tinha a oportunidade de bater João Paulo (AHFM), para quem havia perdido na Copa do Brasil 2007 e no Brasileiro Interclubes 2010, porém o tapejarense manteve até aí a hegemonia vencendo por 6x4 em um grande jogo.

Na segunda fase os botonistas foram divididos em dois grupos na série Ouro e dois grupos na série Prata. Gílson da APAFUME foi surpresa ficando fora da série Ouro, ele que chegou a Joaçaba como campeão tapejarense e vice-campeão gaúcho. Mas a APAFUME foi representada na série ouro por Gilvani que encarou Edu/AFHM e Kinal/Caçador, em um grupo que classificou estes dois últimos para as semifinais. No outro grupo Jorge/Joaçaba tinha a missão de representar Joaçaba na série ouro, mas ficou fora das semifinais após enfrentar Shina/Caçador e João Paulo/AHFM, que novamente se enfrentaram quando o botonista caçadorense quebrou o tabu, enfim vencendo João Paulo.

As semifinais da série ouro ficaram marcadas pelos confrontos caseiros: Edu vs. João Paulo (AHFM) e Schina vs. Kinal (Caçador). Após os dois confrontos, adivinha qual confronto marcaria a decisão: João Paulo vs. Schina, pela 3ª vez no torneio.

Uma vitória para cada lado no torneio e chega o momento de decidir a questão João Paulo/ Schina. Assim como no torneio, o jogo final foi marcado por dois momentos: o 1º tempo foi de Schina (4x1) e o 2º de João Paulo, mas não o suficiente para reverter a situação. Final de jogo, 4x3 para Schina e o troféu foi para Caçador. Kinal foi 3º e Edu 4º.

Mais do que a competição, o torneio foi marcado pela integração, respeito, amizade e a forte hospitalidade do pessoal de Joaçaba. De tudo isto, fica o compromisso para Tapejara, Passo Fundo e Caçador receber os botonistas do oeste catarinense e nordeste gaúcho para as próximas integrações regionais. À altura da organização de Joaçaba.

Confira algumas fotos da competição:


Placa de boas vindas a maioria dos botonistas

"Engenhoca" para treino de chutes à gol

João Paulo recebe a premiação de vice-campeão

Confronto Apafume vs. Joaçaba

Mais um confronto Joaçaba vs. Apafume

Jorge de Joaçaba (15) enfrentando o campeão Schina (Caçador/SC)

Kinal do Caçador (branco) cobra lateral na partida contra Edu (AHFM)

Jorge vs. Schina

Enquanto a rádio gaucha transmitia Vitória 0x3 Grêmio os botonistas posam para a foto oficial do torneio

segunda-feira, 20 de setembro de 2010

GILSON MOREIRA É CAMPEÃO MUNICIPAL DE FUTEBOL DE MESA

O botonista de Passo Fundo levou a Série Ouro enquanto Bernardo Seben faturou a Série Prata.

Após mais de seis meses de disputa em um primeiro turno no sistema “todos contra todos” os atletas tapejarenses e passofundenses entraram em campo (ou nas mesas) para definir os grandes campeões, no sistema “mata-mata” entre os 8 melhores classificados na série ouro.

Mesmo sabendo dos riscos do sistema de disputa, o atleta Gilson Moreira chegou ao “mata-mata” como melhor classificado no 1º turno para enfrentar Leandro Gardelin que já fora campeão de uma etapa do estadual, a Taça do Mar 2007. Na partida de ida 3x0 para Leandro. Mas Gílson não se abateu e no jogo de volta, precisando no mínimo igualar o placar da ida, fez logo 5x0 e habilitou-se para as semifinais.

Foi então que apareceu Ricardo Gardelin, uma das surpresas das quartas-de-final após eliminar Rubens (campeão da Taça da Onça 2009) para enfrentar Gílson. Resultados: duas vitórias do Gílson (3x2 e 2x1) com direito a grito de guerra: que venha o Paim para a revanche!.

Paim, outro passofundense na competição, havia vencido Gilson na final da Taça da Onça 2010 ao sagrar-se campeão da 1ª etapa do estadual, e chegou à grande decisão eliminando dois tapejarenses: Juruna e Edu Gardelin. Mas era o momento de dar o troco! E não foi diferente: Gilson garantiu o título na partida de ida com um 7x1 sem chances de reação para Paim na partida de volta.

Se na série Ouro os dois troféus de finalistas foram para Passo Fundo, a esperança tapejarense estava na série prata: Bernardo Seben enfrentava os passofundenses Carlos e Mancha num triangular decisivo. Bernardo já havia mostrado evolução no esporte nas últimas semanas vencendo os outros tapejarenses nos jogos treinos e não decepcionou: campeão invicto!

Classificação Final:

Série Ouro: 1º: Gilson Moreira (APAFUME); 2º: Maurício Paim (ABP); 3º: Eduardo Gardelin (AHFM); 4º: Ricardo Gardelin (AHFM); 5º: João Paulo Gardelin (AHFM); 6º: Rubens Gardelin (AHFM); 7º: Leandro Gardelin (AHFM); 8º: Josué Girardi (AHFM).

Série Prata: 1º: Bernardo Seben (AHFM); 2º Carlos Fontana (ABP); 3º: Adelar Amarante (O Mancha, da APAFUME).

Disputaram a competição, ainda: Henrique Seben (AHFM), Antônio Camargo, Henrique Camargo e Cadu Camargo, da ABP.

Em Novembro deve acontecer o último torneio do ano organizado pela AHFM: o Municipal “Clausura” também com a participação dos botonistas passofundenses e tapejarenses.

A AHFM parabeniza todos os botonistas em especial os grandes campeões!


Gílson Moreira (APAFUME) recebe o troféu de campeão.


Maurício Paim (ABP) leva o troféu de vice-campeão

Bernardo (ao centro) campeão da Série Prata ao lado de Carlos (à esquerda, vice) e de Mancha (à direita segurando timidamente o boné de seu clube, 3o colocado) 

Gílson e seu Cruzeiro escalado à mesa.

O Porão da Hortenila ficou pequeno.

Alemanha do Rica versus Espanha do Edu na decisão 3o x 4o. Ao fundo Paim aguardo seu adverário, concentrado.

Juruna e sua Holanda versus Boca Juniors do Leandro.

quinta-feira, 16 de setembro de 2010

TROFÉUS À VISTA..."?"

Se em setembro a AHFM e a ABP disputam as finais do Municipal tapejarense (com "ares" de Regional), o mês de Outubro será marcado pela disputa do Troféu Diógenes Bertholdo, o Gauchão de Futmesa. 
Os botonistas da AHFM se preparam para essas disputas, que acontecem respectivamente dias 18 de setembro (municipal) e 16 de outubro (gauchão). Em meio a isso tudo, ainda participam em Joaçaba/SC de um torneio de integração com uma nova equipe na regra 12 toques daquele município além da possível presença de botonistas de Caçador/SC.
Nos torneios preparativos destaque para o desempenho do Bernardo (13 anos) que vem treinando forte e deixando os mais experientes na "poeira" como aconteceu no Torneio Farroupilha disputado no dia 13 de setembro, no "porão da Vó". O garoto empatou com João Paulo (2x2) e venceu Edu (4x3) e Rubens (3x2) levando o título de Campeão Farroupilha daquela noite.
Veja as fotos dos troféus cobiçados para os próximos dois meses. 

Campeão e Vice do Municipal levam pra casa esses dois troféus patrocinados pela Prefeitura Municipal de Tapejara

Em 2009 o Troféu Diogenes Bertholdo ficou em Tapejara (João Paulo). Em 2010 a ABP saiu na frente com Paim e Gílson.

Bernardo (amarelo) venceu o Torneio Farroupilha e é esperança da AHFM na categoria até 18 anos.


quarta-feira, 1 de setembro de 2010

DEFINIDOS OS CONFRONTOS FINAIS DO FUTEBOL DE MESA TAPEJARENSE

A AHFM que completou o 6º ano de atividade no mês de agosto terá a decisão do seu campeonato interno no dia 18 de setembro.

Após seis meses de confrontos o Torneio Apertura do Municipal de Futebol de Mesa tapejarense está chegando ao seu final. Na noite de 2ª feira (30/08) aconteceu a última rodada da fase classificatória e assim foram definidos os 8 finalistas da Série Ouro e os 6 da Série Prata.



Contando com a ilustre presença de botonistas da cidade vizinha de Passo Fundo, que este ano agregaram competitividade ao principal torneio interno da AHFM, os botonistas agora terão pela frente o “mata-mata” (Série Ouro) em uma única data (18/09) para as disputas de quartas de final, semifinal e final.

Já na Série Prata os botonistas serão divididos em dois grupos de três sendo que apenas os 1º colocados classificam-se para a grande final. Os 2º colocados dos grupos disputam a decisão de 3º x 4º e os 3º colocados de cada grupo fazem a disputa de 5º x 6º.



GAUCHÃO 2010

As finais servirão também como preparativos para a 2ª etapa do Campeonato Gaúcho quando os tapejarenses e passofundenses reencontram os atletas das cidades de Rio Grande (Ferroviários) e Porto Alegre (Grêmio Náutico União) assim como ocorreu em Tapejara durante a 1ª etapa. A 2ª etapa acontece dia 16/10 na cidade de Rio Grande.

AHFM 2011

A Associação Tapejarense de Futebol de Mesa já projeta o ano de 2011 como o ano de grande crescimento quantitativo e qualitativo. Será realizado em Tapejara e na região uma divulgação a fim de descobrir novos interessados na prática do esporte, desde crianças até os mais velhos que jogavam o bom e velho futebol de botão na infância e adolescência, criando competições internas específicas para os novos ingressantes no futebol de mesa.


Do ponto de vista qualitativo tanto a AHFM como as demais equipes praticantes da regra 12 toques no estado serão oficializados como sócios da Federação Gaucha de Futebol de Mesa (FGFM), sendo que até 2010 a entidade maior do esporte no estado abrigava apenas a modalidade 1 toque. Assim a Liga 12 Toques do RS deixará de existir agregando-se a FGFM.

Também para 2011 a entidade tapejarense buscará apoio nas empresas tapejarenses para continuar representando o estado e o município em importantes competições nacionais como a Copa do Brasil, Campeonato Brasileiro e o Brasileirão Interclubes. Desde 2007 a AHFM tem conseguido vagas nessas competições graças aos desempenhos nos campeonatos estaduais.

Como começar?

Aos interessados a AHFM disponibiliza mesas, equipamentos e acompanha os primeiros passos. Os jogos acontecem sempre às 2ª feira à noite e as competições aos sábados à tarde. Interessados podem entrar em contato para agendar outras datas ou uma visita as sedes da AHFM para conhecer o esporte.

Contatos:
João Paulo - Fone: 3344 1066 / 9609 8348 - E-mail: joaopaulo@postogardelin.com ou,
Eduardo - Fone: 3344 1750 / 8129 5527 - E-mail: aga261@agafarma.com.br

quinta-feira, 10 de junho de 2010

MAIS FOTOS DO BRASILEIRÃO INTERCLUBES DE FUTMESA

A cidade de Itajaí e o Itajaí Futmesa prepararam tudo com perfeição. O Centro de Eventos da Marejada foi palco adequado para receber as 48 mesas e as 24 equipes de todos os cantos do país. Entre eles estava a AHFM de Tapejara, única representante do Rio Grande do Sul. Foram 03 dias de competição, muitos jogos, gols e principalmente muito respeito entre os jogadores de todas as idades. Confira algumas fotos do evento.


Gílson (AHFM) enfrenta Marcelo (Marcílio Dias/SC)

Edu em jogada de ataque contra o Marcílio Dias

Rubens enfrentado botonista do Flamengo do Piauí

AHFM vs. Flamengo (PI). No detalhe, Gílson pedindo "a gol"

João Paulo (AHFM) tentando furar a retranca rubro-negra do norte

Aquecimento e limpeza dos botões antes da partida.

Rubens enfrenta China do Caçador/SC.


João Paulo e ao fundo Edu com a camisa "19 cores" conforme o presidente Farah


Rubens arruma o goleiro para o chute do China


E dá-lhe AHFM vs. Caçador/SC.
As equipes planejam um confronto de equipes com ida no RS e volta em SC. Em breve.


Banda Marcial de Itajaí e o hino nacional na abertura da competição.


Apresentação da Banda Marcial de Itajaí. Show a parte!


Vista panorâmica do Centreventos da Marejada - local dos jogos.


Ao todo 48 mesas foram palco de muitos gols.


Um baita evento!